Quem Somos

Quem Somos

Instituto de Radiologia do HCFMUSP

O Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo –  InRad, vem desde a sua criação através  do decreto nº 39.469, datado de 04 de novembro de 1994, cumprindo perante o Sistema FMUSPHC e a sociedade a sua missão de promover o conhecimento científico, por meio as atividades de ensino, pesquisa, formação e capacitação de recursos humanos, prestação de serviços de atenção à saúde e tratamento na área de diagnóstico por imagem e oncologia terapêutica.

O InRad tem como foco a qualidade do atendimento, e isso, demanda um contínuo investimento em infra-estrutura, aquisição de tecnologia de ponta, expansão dos seus serviços e, principalmente, a manutenção do seu capital intelectual, alinhado a um corpo de profissionais altamente qualificado. Uma característica importante é o investimento em parcerias público-privadas, que permitem viabilizar projetos de vanguarda, como o Cíclotron, que será a primeira Unidade de Produção de Radiofármacos instalada em hospital público.

O Instituto de Radiologia (InRad) foi criado em 1994 para equipar o HC com os mais modernos recursos diagnósticos e terapêuticos por imagem. Esse centro de excelência é composto de dois prédios. O principal abriga recursos ambulatoriais de radiologia convencional e intervencionista e de radioterapia. No prédio anexo fica o Centro de Medicina Nuclear (CMN), pioneiro no desenvolvimento de radiofármacos, produzidos por Cíclotron, para tratamento e pesquisa em oncologia e neurologia.

O InRad tem, ainda, o Centro de Diagnóstico por Imagem das Doenças da Mama (CEDIM) e o Núcleo Técnico-Científico de Diagnóstico por Imagem (NDI). Esse último implementou o sistema de armazenamento e distribuição digital de imagens, que dá acesso às informações para qualquer unidade do hospital e dispensou a impressão dos laudos e imagens dos exames.

Missão:

Ser centro de excelência, coordenando o ensino, a pesquisa e a assistência, em diagnóstico e terapêutica por imagem nas unidades do Sistema FMUSPHC.

 Visão:

Ser reconhecido internacionalmente em pesquisa, ensino e formação de lideranças em diagnóstico e terapêutica por imagem, com pioneirismo tecnológico.

 Valores:

Ética, Humanismo, Responsabilidade Social, Pluralismo, Pioneirismo e Compromisso Institucional.

Estrutura Administrativa e Acadêmica

O InRad-HCFMUSP é composto por um Conselho Diretor e uma Diretoria Executiva, que contam com uma estrutura de apoio composta pelos Serviços de: Enfermagem, Físico-Técnico, Tecnologia da Informação, Engenharia Clínica, Administrativo, Centro de Comunicação Institucional, Ouvidoria e Convênio e Particulares.
Para apoiar as atividades de ensino e pesquisa o Departamento de Radiologia conta com Biblioteca especializada em Radiologia e Medicina Nuclear, Secretarias de Graduação e Pós-Graduação, Centro de Pesquisa Clínica e Laboratórios de Investigação Médica em Oncologia Experimental, Medicina Nuclear e Ressonância Magnética em Neurorradiologia.

O InRad tem sua estrutura formada por:

Radiologia Convencional e Contrastada; Imagenologia Mamária (CEDIM – Centro de Diagnóstico por Imagem das Doenças da Mama); Radiologia Intervencionista (Neurorradiologia e Vascular); Ressonância Magnética; Tomografia Computadorizada; Ultrassonografia e Radiologia de Emergência, Radioterapia-Radiocirurgia e Medicina Nuclear – Unidade Cíclotron de produção de Rádiofármacos.

Serviços e equipamentos

Em uma área construída de 10.300 m2, um robusto sistema PACS de comunicação e arquivamento de imagens, gerencia um fluxo de aproximadamente 470 mil procedimentos/ano. O InRad reúne em suas áreas, cerca de 86 equipamentos com tecnologia de última geração, para a realização de exames e procedimentos de alta complexidade, das mais diversas doenças. Para isso, conta também, com um organizado setor de engenharia, com equipes especializadas em Engenharia Clínica, Civil, Manutenção e Arquitetura, que participam ativamente do processo de renovação e modernização constante do parque de equipamentos e instalações, para garantir o alto nível de qualidade de imagem e, consequentemente, maior precisão diagnóstica.

 

Núcleo Técnico Científico de Diagnóstico por Imagem – NDI

Foi criado em 2006 com aprovação do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP e tem por finalidade estabelecer a política institucional, com diretriz única, entre a Disciplina de Radiologia da FMUSP, o NDI e os CDI.

Dentre as atribuições do núcleo, destacam-se:

  • Promover melhorias na qualidade da assistência, satisfazendo médicos e pacientes;
  • Otimizar os ativos, buscando melhores negociações e maiores retornos sobre os investimentos em máquinas e equipamentos;
  • Alavancar a produção do conhecimento, propondo unificação de práticas entre as áreas, levando em consideração o conhecimento gerado pelos especialistas em diagnóstico de Imagem alocados nos institutos;
  • Obter eficiência operacional, com eliminação de retrabalhos, segurança e confiabilidade dos dados do paciente (imagens e laudos médicos) e aumento dos índices de produtividade por equipamento.

 

Composição do NDI:

Coordenador: Prof. Dr. Giovanni G. Cerri (presidente do CONDIR – InRad)

Vice-coordenador: Marco Antonio Bego (DIREX – InRad)

Assistente Técnico de Direção: Kleber Garcia

 

Translate »