Serviços

Serviços

Centro de Diagnóstico por Imagem das Doenças da Mama – CEDIM

Centro de excelência e referência no diagnóstico das doenças da mama, o CEDIM/INRAD integra modernos métodos de imagem com a experiência de alguns dos mais reconhecidos especialistas do país.

O serviço conta com um parque radiológico altamente modernizado, associando as técnicas de mamografia digital, tomossíntese, ultrassonografia e ressonância magnética, bem como, a ampla gama de procedimentos intervencionistas orientados por estas modalidades. É reconhecido, ainda, como um dos serviços pioneiros no país na introdução e aperfeiçoamento das técnicas de ressonância magnética aplicadas ao rastreamento, diagnóstico e estadiamento do câncer de mama, incluindo as biópsias mamárias guiadas por este método.

A estrutura organizacional visa o desenvolvimento de atividades de formação e aperfeiçoamento de recursos humanos em saúde, e a realização de estudos e pesquisas que contribuam com a geração de novos conhecimentos.

A disseminação do conhecimento na área tem sido um dos pilares do funcionamento do CEDIM/INRAD através dos programas de residência médica, pós-graduação, estágios observacionais e diversos cursos em parceria com o Instituto de Ensino Rafael de Barros (INRAD-HCFMUSP).

Nossa missão é oferecer uma assistência individualizada e humanizada, através de uma abordagem multidisciplinar, com a participação de especialistas das áreas de mastologia, oncologia, patologia, medicina nuclear, cirurgia plástica e radioterapia, envolvidos no cuidado contínuo e permanente aos nossos pacientes.

Centro de Medicina Nuclear

Pioneiro na história da medicina nuclear sul americana, o Centro de Medicina Nuclear do Instituto de Radiologia (InRad) se destaca pelo seu parque tecnológico instalado atualmente, que conta com duas gamacâmaras, um PET/CT e um PET/RM, para atendimento de pacientes. Além disso, dispõe-se de centro de imagem experimental com laboratório de radioquímica e radiofarmácia aplicada a estudos experimentais, equipamento pré-clínico de imagem micro-PET/SPECT/CT e dois biotérios.

Com o rápido desenvolvimento da imagem molecular, o Centro de Medicina Nuclear do InRad está preparado para suprir as demandas de FDG (glicose marcada) utilizada em tomografia por emissão de pósitrons (PET) para todas as unidades do Complexo do HCFMUSP, através de um Ciclotron de alta potência, que também permite o desenvolvimento de novos marcadores nas áreas de oncologia, neurologia e cardiologia.

Nesta estrutura trabalham de forma integrada médicos, biomédicos, químicos, farmacêuticos, biólogos, físicos e engenheiros, todos com uma única finalidade, desenvolver o campo da imagem molecular no país.

CinRad

O Centro Integrado de Produção de Radiofármacos o Instituto de Radiologia, foi inaugurado em maio de 2010, como o primeiro acelerador de íons negativos carregadas de grande porte instalado dentro de um complexo hospitalar e totalmente integrado a estrutura de prestação de serviço à saúde.

Equipado com cíclotron de 16,5MeV acoplada a uma beam line instalada, 2 sintetizadores FastLab, um sintetizador TracerLab MX e um sintetizador Eckert-Ziegler; e um fracionador automático de doses de radiofármacos.

A instalação possui certificação de Boas Práticas de Fabricação desde 2014. E em 2017 obteve o registro do produto FURP-GLICORAD, FDG-18F (2-flúor-2-deoxi-D-glicose-18F), que é amplamente utilizado para diagnóstico em oncologia, neurologia e cardiologia com a utilização de tomografia por emissão de pósitron (PET – Pósitron Emission Tomography).

E ainda, atualmente produzimos para protocolos de pesquisa o 11C-PIB e o 11C- PK11195, com grande potencial de produzir radiofármacos inéditos no Brasil.

Ecocardiografia

O Serviço de Ecocardiografia realiza exames para diagnóstico das doenças cardíacas adquiridas e congênitas, de pacientes ambulatoriais e internados das populações adulta e pediátrica, utilizando-se das técnicas transtorácica, transesofágica, sobestresse farmacológico e com contraste.

Além de uma equipe altamente qualificada, o laboratório dispõe de equipamentos de última geração, com tecnologias de Doppler espectral e mapeamento em cores, DopplerTecidual, Speckle Tracking e Ecocardiografia tridimensional em tempo real.

Radiologia de Emergência

A unidade é uma extensão do InRad na área de Emergências e dispõe de modernos equipamentos de imagem, compreendendo Raios-X digital (CR e DR), utrassonografia com Doppler (inclusive aparelho portátil) e tomografia multislice, todos integrados ao ambiente digital (PACS) realizando estudos que estão diretamente acessíveis a partir de qualquer lugar da rede interna do hospital.

Sob o comando de uma equipe multiprofissional, composta por médicos radiologistas, corpo de enfermagem e técnicos de radiologia, desenvolve um trabalho em diagnóstico e intervenção por imagem, em conjunto com as equipes de atendimento de emergência, de excelente qualidade, pioneiro no país em Imagenologia de Emergências.

Radiologia Geral

O serviço realiza procedimentos para investigação diagnóstica por meio da radiologia convencional (tórax e músculo esquelético), e exames contrastados dos sistemas genitourinário e digestivo. Possui unidade para a realização de exames de densitometria óssea e composição corpórea. A área desempenha importante papel na complementação diagnóstica da osteoporose, bem como, na avaliação da resposta terapêutica.

O Serviço é totalmente digitalizado, contando com sete equipamentos, sendo que dois deles possuem o recurso da aquisição digital pura. Os exames são disponibilizados em toda a rede do hospital, possibilitando o acesso aos mesmos nas enfermarias e ambulatórios. Saiba mais sobre o Sistema Digital RIS/PACS.

Equipadas com aparelhos de última geração, as áreas que compõem a Radiologia Geral possibilitam a realização de diagnósticos por imagem, equiparando-se aos serviços de referência em qualidade de todo o Brasil.

Radiologia Intervencionista

A radiologia intervencionista vincula-se a diversas especialidades médicas (Cirurgia Vascular, Neurocirurgia, Pediatria, Cardiologia, Gastroenterologia, Nefrologia, Urologia e Ginecologia) e seus procedimentos (embolizações, angioplastias e quimioembolizações) têm o objetivo de tratar doenças graves, dispensando cirurgias de grande porte e tornando o tratamento menos invasivo.

Este serviço é dotado de equipamentos de tecnologia de ponta e especialistas treinados para todos os tipos de procedimentos. O mais recente investimento foi a aquisição de um aparelho de angiografia digital com recursos de imagem que permitem uma melhor qualidade nos exames e, principalmente, mais segurança nos procedimentos intervencionistas.

Radioterapia

A unidade é composta de três aceleradores, um tomógrafo simulador de tratamento. Realiza-se tratamento usando técnica de intensidade modulada, tridimensional, radiocirurgia fremeless, betaterapia e irradiação corpórea total (TBI). Quando necessário temos uma equipe de anestesia para realizar radioterapia com sedação.

Ressonância Magnética

O serviço de RM conta com dois equipamentos de 1,5 Tesla e um aparelho de 3,0 Teslas. Além disso possui estações de trabalho sofisticadas com softwares para pós-processamento e análise das imagens obtidas.

Oferece diversificado rol de exames, entre eles: angiografia por RM, uro-RM, colangio-RM, espectroscopia de prótons, RM do plexo braquial, tratografia, estudo de tensores de difusão e RM funcional.

O InRad foi o primeiro hospital da rede pública de São Paulo a disponibilizar vários destes procedimentos.

Tomografia Computadorizada

Esta unidade possui equipamentos de tomografia computadorizada (TC) de ponta com 04 aparelhos multislices de 64 canais, incluindo um de dupla energia. A TC multislice permitiu importantes avanços em áreas anteriormente não facilmente acessíveis pela TC convencional, como a avaliação de estruturas vasculares: a angiotomografia. Esta técnica é utilizada para visualização não invasiva da anatomia vascular de qualquer parte do corpo, incluindo as artérias carótidas e vertebrais, artérias e veias pulmonares, aorta e seus principais ramos, artérias periféricas e coronárias.

Esses tomógrafos também permitem a realização de outros exames, como a perfusão cerebral e colonoscopia virtual. Constantemente são avaliadas novas tecnologias a fim de que sejam incorporadas ao nosso parque de equipamentos, procurando sempre permanecer como um centro de excelência nesta área.

Ultrassonografia 2017

O serviço de Ultrassonografia (US) realiza exames gerais e especializados, tendo incorporado em seu parque tecnológico equipamentos de ponta, munidos de ultrassonografia 3D e 4D; ultrassonografia com contraste por microbolhas, elastografia. Incorpora na sua prática diária aparelhos portáteis (para exames à beira do leito), dispositivos para guiar procedimentos intervencionistas e ultrassonografia intra-operatória.

O serviço de US do InRad foi pioneiro na utilização de meios de contraste por microbolhas em ultrassonografia, estudos com elastografia na América Latina, na realização de US intra-operatórias, no método ultrassonográfico com Doppler colorido e pulsado (vascular periférico, vasos abdominais, órgãos parenquimatosos e estruturas superficiais, transplantes de órgãos) e na orientação de procedimentos intervencionistas, como punções aspirativas por agulha fina (tireoide, cervical, abdominal, etc.), biópsias de próstata, hepáticas, drenagens e outros procedimentos orientados por ultrassonografia com fins terapêuticos.

Os procedimentos realizados com maior frequência incluem US pélvica (suprapúbica, transvaginal), abdominal, do trato urinário, da próstata (suprapúbica, transretal e biópsias), de estruturas superficiais (tireoide, glândulas salivares, face, pele, testículo, mama) e do sistema músculo esquelético, obstétrico e morfológico fetal. Além desses estudos. Também realiza exames especializados como Doppler peniano (para estudo da impotência), pesquisa para endometriose e exames de imagem para pesquisa de infertilidade conjugal, além de acompanhamento pré e pós-transplantes de fígado, rins e pâncreas.

Translate »