Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis Theme natoque penatibus.

Latest Posts

    Sorry, no posts matched your criteria.

Cerimônia oficial marca designação do INRAD e ICESP como Centros Âncora da AIEA

Home  /  Fique por Dentro   /  Cerimônia oficial marca designação do INRAD e ICESP como Centros Âncora da AIEA

Cerimônia oficial marca designação do INRAD e ICESP como Centros Âncora da AIEA

Cerimônia oficial marca designação do INRAD e ICESP como Centros Âncora da AIEA

Evento marca avanço estratégico do Brasil na ampliação do acesso ao tratamento do câncer

Na última quarta-feira, 29 de outubro, foi realizada uma cerimônia para celebrar a designação do Instituto de Radiologia (INRAD) e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) como Centros Âncora, polos regionais de conhecimento especializado e treinamento, da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), organização vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento registrou a adesão dos institutos ao programa internacional Rays of Hope – Cancer Care for All, lançado pela AIEA com o objetivo de ampliar o acesso ao tratamento do câncer em países de baixa e média renda, especialmente por meio da radioterapia e de serviços de diagnóstico por imagem. Para o Brasil, a iniciativa representa um avanço estratégico na área da saúde. “Esse é um momento muito importante, é a razão de existir da instituição: facilitar e promover o acesso às aplicações nucleares no Brasil”, afirmou Francisco Rondinelli Junior, presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear.

O Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri, presidente dos Conselhos do INRAD e do InovaHC, destacou que a conquista também fortalece a capacidade nacional em medicina nuclear, radioterapia e oncologia. “Não adianta termos infraestrutura se não houver profissionais qualificados para atender os pacientes. Por isso, é fundamental que a FMUSP, o HCFMUSP e toda a comunidade defendam a formação de recursos humanos na área da saúde”, ressaltou.

O evento reuniu representantes de instituições parceiras, como Carlos Malamut, DTM do Projeto Regional Rays of Hope do ARCAL em Saúde da AIEA; Gabriela Borsatto, Coordenadora-Geral de Aplicações das Radiações Ionizantes; e Joana Alves Brito de Azambuja, Coordenadora-Geral de Assuntos Internacionais da Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Encerrando a cerimônia, a Dra. Heloisa reforçou o papel da cooperação institucional: “Juntos podemos ir longe. É essencial a união entre instituições para ampliar o acesso à saúde e à tecnologia nuclear no país”.