Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis Theme natoque penatibus.

Latest Posts

Sorry, no posts matched your criteria.

Inrad – Residência Médica Medicina Nuclear

Home  /  Inrad – Residência Médica Medicina Nuclear

RESIDÊNCIA MÉDICA
MEDICINA NUCLEAR

O Programa de Residência em Medicina Nuclear do HCFMUSP é credenciado e normatizado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), sendo oferecido pela Comissão de Residência Médica (COREME) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Conta com 05 vagas para residentes no programa de acesso direto, com duração de 03 anos, além de vagas para ano adicional (R4), complementação especializada e médicos estrangeiros.

Mais de 100 residentes e 60 estagiários já foram formados desde sua criação em 1987, além dos profissionais que estagiaram previamente nesta instituição, cuja história se mistura às origens da especialidade no país.

Seu corpo clínico composto por 20 médicos, 14 dos quais com doutorado ou pós-doutorado na área. Ao lado do grupo médico, equipe multiprofissional especializada atua nas áreas de física médica, radiofarmácia, biomedicina e tecnólogos em medicina nuclear.

O parque de equipamentos na área clínica inclui 09 câmaras SPECT (1 SPECT/CT) e 04 PET/CTs; contando também com um equipamento PET/RM e cíclotron para produção de radiofármacos.

ESTÁGIOS

As atividades da residência em medicina nuclear são realizadas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, centralizado em estágios nos diferentes serviços de medicina nuclear do complexo HCFMUSP:

– Serviço de Medicina Nuclear do InRad – Instituto de Radiologia. Realiza estudos diagnósticos em SPECT e PET/CT, sendo também o primeiro serviço público nacional a contar com equipamento PET/RM.

– Serviço de Radioisótopos do Incor – Instituto do Coração. O serviço de radioisótopos realiza estudos de medicina nuclear em cardiologia, também com atendimento da medicina nuclear diagnóstica convencional e PET/CT.

– Serviço de Medicina Nuclear do ICESP – Instituto de Câncer do Estado de São Paulo. O serviço de Medicina Nuclear tem ênfase em oncologia, nas áreas de diagnóstico e terapia, contando com 02 equipamentos PET/CT e um SPECT/CT, além de três leitos de internação para terapia com radionuclídeos.

CORPO CLÍNICO, EQUIPAMENTOS E ESTÁGIOS

DR FAUSTO HARUKI HIRONAKA

Supervisor

DR MARCELO TATIT SAPIENZA