Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis Theme natoque penatibus.

Latest Posts

    Sorry, no posts matched your criteria.

Inrad – Residência Física Médica

Home  /  Inrad – Residência Física Médica

RESIDÊNCIA MÉDICA
FÍSICA MÉDICA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM
ÁREA PROFISSIONAL DE SAÚDE: FÍSICA MÉDICA


  • História
  • O Profissional que formamos
  • Como é o programa

A Física Médica no Brasil teve início em 1969 através da disciplina de Física das Radiações na graduação de Bacharelado em Física, no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) e com a fundação da Associação Brasileira de Física Medica. Na época, devido à falta de laboratórios especializados e de equipamentos próprios, alguns hospitais cederam seus equipamentos e instalações físicas. Neste contexto, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) se constituiu no primeiro centro de formação em Física Médica no Brasil, a partir de 1969, com o auxílio do Dr Alípio Luiz Dias Neto do centro de Medicina Nuclear da USP. Já o Instituto de Radiologia (InRad) possui tradição na formação de físicos que atuam na área hospitalar nos campos da Radioterapia e do Diagnóstico por Imagem. Entre 1987 e 2013 o InRad ofereceu um programa de especialização de Física Médica em Radioterapia, formando cerca de 60 profissionais. Em fevereiro de 2009 duas portarias interministeriais (MS e MEC, de 2009 e 2014), através da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional, estabeleceram os Programas de Residência em Área Profissional da Saúde nas modalidades Uni e Multiprofissional. Em 2015, a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde passa a conceder bolsas do Ministério da Saúde para estes Programas de Residência. No Complexo HC, a residência teve início nas Áreas de Radioterapia e Medicina Nuclear em 2013. O início da residência no Diagnóstico por Imagem aconteceu em 2017.

Um Físico Médico trabalhando em um ambiente clínico é um profissional da área da saúde, com educação especializada e treinamento nos conceitos e técnicas de aplicação da física na medicina, e competências de atuar em uma ou mais subespecialidades da física médica. (Radiation Protection and Safety of Radiation Sources: International Basic Safety Standards, IAEA Safety Standards Series No. GSR Part 3, IAEA, Vienna (2014)) 

A formação dos residentes é composta por partes teórica e prática. A parte teórica é ministrada por profissionais qualificados e o residente conta com o apoio didático e acervo científico disponível na biblioteca da instituição. Já a parte prática é acompanhada por profissionais com experiência nas áreas específicas do programa escolhido. Ao final do programa, os residentes apresentam uma monografia relativa a um tema de pesquisa realizada durante os dos anos do programa, sob supervisão de um dos docentes. 

Atualmente, a parceria entre InRad e ICESP proporciona aos residentes uma ótima estrutura tecnológica, viabilizando o aprendizado de técnicas avançadas para o tratamento do câncer, como, por exemplo, na radioterapia tem-se radioterapia de intensidade modulada volumétrica, radioterapia guiada por imagem e radiocirurgia cranial e corpórea. Já na área de Diagnóstico por Imagem, há, nestas instituições equipamentos de última geração nas áreas da radiologia, mamografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia, entre outras, garantindo excelência no aprendizado pelos residentes. A integração dos residentes de física com a equipe médica e assistencial das duas instituições permite uma troca de experiência e de saberes fundamental para a formação profissional. 

Vale ressaltar que para cursar a residência do complexo HC FMUSP é necessário o título de Bacharel em Física ou Física Médica. 

São oferecidas 6 vagas anualmente (4 para especialidade de Radioterapia e 2 para Diagnóstico por Imagem) e a duração do programa é de 24 meses.

EQUIPE/CORDENADORES


CORDENADORES

Dr. Eduardo Weltman

Coordenador

Profa. Dra. Elisabeth Yoshimura

Vice-Coordenadora

DOCENTES

Dr. Eduardo Weltman

Profa. Dra. Elisabeth Yoshimura

Profa. Dra. Heloísa de Andrade Carvalho

Prof. Dr. Paulo R. Costa

PRECEPTORES

Dra. Denise Y. Nersissian

Dra. Ana Paula V. Cunha

FIS. VICTOR A BERTOTTI

RESIDENTES – ÁREA: DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Amanda Fernandes (R1)

Paulo Z. Leonel (R2)

RESIDENTES – ÁREA: RADIOTERAPIA

Alexsander Vendite (R1)

Giovanna Dias (R1)

Lais Aparecida Forner (R1)

Luana Scherma (R1)

Luis Gustavo Modesto (R2)

Mariane Matias (R2)

Agendamento de exames (11) 2661-7058
Ouvidoria – 11 2661-7556 
ouvidoria.inrad@hc.fm.usp.br
Endereço: Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 75

RECEBA MAIS INFORMAÇÕES DO INRAD

RECEBA MAIS INFORMAÇÕES DO INRAD