LABORATÓRIOS DE INVESTIGAÇÃO MÉDICA
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) é uma Autarquia Estadual, vinculada administrativamente à Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo e associada à Universidade de São Paulo para fins de ensino, pesquisa e prestação de serviços de saúde à comunidade.
Dentre as várias Unidades que compõem o Hospital das Clínicas, encontram-se os Laboratórios de Investigação Médica (LIMs). Os LIM´s foram criados em decorrência da Reforma Universitária de 1969 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e implantada em 1970, que proibiu a duplicação de departamentos com mesmos objetivos em uma mesma cidade. Assim, os departamentos de ciências básicas das escolas profissionalizantes foram agrupados em institutos específicos.
O Departamento de Radiologia e Oncologia possui três unidades laboratoriais :
LIM/24
CENTRO DE INVESTIGAÇÃO TRANSLACIONAL EM ONCOLOGIA
RESPONSÁVEL
Prof. Dr. Roger Chammas
LINHAS DE PESQUISA
Marcadores de resposta A hormonioterapia em câncer de mama Marcadores de resposta A quimioterapia em câncer de mama Mutações somáticas em câncer de mama
Identificação e validação de biomarcadores para assessoramento de risco e aconselhamento
Doenças mieloproliferativas e o ambiente medular. Interdependência entre células estromais e epiteliais em câncer de mama. Marcadores gênicos de diferenciação, proliferação, prognósticos e de resposta ao tratamento quimioterápico em tumores de cabeça e pescoço. Modulação gênica por hormônios e quimioterápicos em culturas de órgãos de carcinoma de mama. O papel do perfil gênico na resposta a quimioterapia em câncer de mama. Plasticidade das células de carcinoma de mama: transição epitelio-mesenquima
Adesão celular e câncer Genoma funcional
Oncologia Clínica
Terapia gênica do câncer; confecção, produção e aplicação de vetores virais; modificação genética de células tronco
HPV e microambiente tumoral
Avaliação de Tecnologias em Saúde
Marcadores Gênicos de diferenciação, proliferação, prognostico e de resposta ao tratamento quimioterápicos em tumores de cabeça e pescoço
Contato: (11) 3893-3024 – Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira – ICESP
Av. Dr. Arnaldo, 251 – Cerqueira César, São Paulo – SP, 8° andar
LIM/43
LABORATÓRIO DE MEDICINA NUCLEAR – GRUPO DE PESQUISA EM IMAGEM MOLECULAR
RESPONSÁVEL
PROF. DR. CARLOS ALBERTO BUCHPIGUEL
O grupo de estudo em imagem molecular é composto por equipe multidisciplinar que trabalha para desenvolver pesquisas de natureza científica e de inovação tecnológica, envolvendo a produção e validação de radioisótopos e radiofármacos, ensaios pré-clínicos para elucidação de novas drogas e/ou moléculas radio marcadas, assim como avaliação de processos patológicos e de resposta terapêutica. Também são realizadas pesquisas envolvendo a utilização do processo de imagem em seres humanos acometidos por doenças oncológicas, neurológicas e cardíacas, mas não se limitando a estas. Atua na formação e inovação visando a educação permanente, capacitação e aperfeiçoamento de recursos humanos para atuação na cadeia da aplicação dos radioisótopos em ciência e saúde.
- Medicina Nuclear e Imagem Molecular em Endocrinologia e Metabolismo
Investigação de métodos de medicina nuclear e imagem molecular com finalidade diagnóstica, prognóstica ou acompanhamento terapêutico de doenças endócrinas e do metabolismo. – Avaliação da atividade metabólica da gordura marrom – Estudo de doenças de depósito / amiloidose – PET/CT em neoplasia endocrina múltipla, CMT, tumor neuroectodérmico – Terapias e dosimetria interna em hipertireoidismo e neoplasia bem diferenciada de tireoide – Terapias e dosimetria interna.
PESQUISADORES
LINHAS DE PESQUISA
- Medicina Nuclear e Imagem Molecular em Neurologia e Psiquiatria
Desenvolvimento de radiofármacos e aplicação em modelos experimentais de quadros neurológicos com potencial aplicação translacional. Investigação de métodos de medicina nuclear e imagem molecular com finalidade diagnóstica, prognóstica ou acompanhamento terapêutico de doenças neurológicas e psiquiátricas: Estudos de processos neuroinflamatórios; Envelhecimento; Deficiência intelectual; Doenças neurodegenerativas; Encefalopatia traumática crônica; Zumbido.
PESQUISADORES
- Medicina Nuclear e Imagem Molecular em Oncologia
Investigação de métodos de medicina nuclear e imagem molecular com finalidade diagnóstica, prognóstica e terapêutica de doenças oncológicas – Desenvolvimento de radiofármacos diagnósticos e terapêuticos – Dosimetria e efeitos biológicos da radiação em modelos in vitro e in vivo – PET/CT e PET/RM no estadiamento e avaliação prognóstica em oncologia – Quantificação em PET/CT na avaliação prognóstica, incluindo radiômica, farmacocinética e inteligência artificial -Terapia de neoplasiaDesenvolvimento de radiofármacos e aplicação em modelos experimentais de quadros neurológicos com potencial aplicação translacional. Investigação de métodos de medicina nuclear e imagem molecular com finalidade diagnóstica, prognóstica ou acompanhamento terapêutico de doenças neurológicas e psiquiátricas: Estudos de processos neuroinflamatórios; Envelhecimento; Deficiência intelectual; Doenças neurodegenerativas; Encefalopatia traumática crônica; Zumbido.
PESQUISADORES
LIM/44
LABORATÓRIO DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA EM NEURORRADIOLOGIA INRAD FMUSP
O Laboratório de Ressonância Magnética em Neurorradiologia é ligado ao Departamento de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Linhas de pesquisa: investigação em imagem, com pesquisas focadas em ressonância magnética em neurorradiologia com técnicas convencionais e funcionais, ultrassonografia e radiologia convencional.
LINHAS DE PESQUISA
● Espectroscopia: de prótons nas doenças neuropsiquiátricas, entre elas esclerose múltipla, distúrbio bipolar, doença de Alzheimer e epilepsia/ Espectroscopia para avaliação de GABA em distúrbio bipolar /Espectroscopia de fósforo em epilepsia e malformações congênitas/ Espectroscopia de lítio em distúrbio bipolar e doença de Alzheimer
● Post-mortem RM (correlação anátomo-patológica): No envelhecimento e na doença de Alzheimer
● Conectividade cerebral:RM funcional/ Imagens de tensores de difusão/Imagens quantitativas (entre elas a volumetria) em distúrbios neuro-psiquiátricos destacando-se a pesquisa em esclerose múltipla, no trauma crânio-encefálico e concussão.
COORDENADORES
LÍDERES DE GRUPO
PESQUISADORES
GRUPO GERENCIAL
Agendamento de exames (11) 2661-7058
Ouvidoria – 11 2661-7556
ouvidoria.inrad@hc.fm.usp.br
Endereço: Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 75