PESQUISA CLÍNICA
A Unidade de Pesquisa Clínica do InRad foi criada em 2005, na gestão do Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri, Professor Titular da Disciplina de Radiologia da FMUSP e é coordenado pela Profa. Dra. Claudia da Costa Leite.
O setor gerencia os projetos de pesquisa desenvolvidos no Instituto, para isso estabelece parcerias com patrocinadores (Laboratórios e Empresas Privadas) financiadores (Agências de Fomento) e colaboradores em estudos clínicos multicêntricos nacionais e internacionais em diversas áreas da medicina e do diagnóstico por imagem.
As pesquisas podem usufruir do parque tecnológico instalado com os mais modernos equipamentos de diagnóstico por imagem, entre eles : equipamento Ressonância Magnética 7 tesla (Projeto Plataforma de Imagem na Sala de Autópsia (PISA), Tomografia por Emissão de Pósitron (PET) acoplada a uma ressonância Magnética 3 tesla (PETRM), um acelerador de partículas para produção de radioisótopos (Cíclotron) , além de equipamentos dedicados para uso animal e pos mortem.
Além disso, fornece uma infraestrutura física, registro, coordenação, gerenciamento, suporte técnico logístico e operacional dos estudos com objetivo do desenvolvimento da ciência para o bem da sociedade.
Possui certificações de qualidade como ONA nível 3 e a Medicina Nuclear foi avaliada e aprovada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que atestam que o Instituto está sempre em busca da excelência no desenvolvimento de todo o seu trabalho.
O corpo clínico do Complexo HC-FMUSP pode encaminhar projetos de pesquisa para serem desenvolvidos e apoiados pelo InRad.
Os projetos realizados no InRad deverão ser submetidos ao Departamento de Radiologia e Oncologia para análise e aprovação com anuência dos demais órgãos competentes para o início do estudo.
Os pesquisadores utilizam de suas pesquisas como ferramenta de avaliação, atualização de processos garantindo tratamento moderno beneficiando a prática clínica com segurança e qualidade.
Também como forma de divulgação da pesquisa na instituição, temos o Portal InRadiando que oferece cursos com objetivo de contribuir com ações que visam à educação continuada dos profissionais na Radiologia, ampliar horizontes em pesquisas, foco em colaboração e inovação, valorizando os profissionais de saúde que participam da cadeia de saúde em todo o Brasil, por meio de uma série de soluções educacionais e de desenvolvimento de pessoas.
PORTAL INRADIANDO
EQUIPE
Sob supervisão da Diretoria Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo –
HCFMUSP, a Unidade de Pesquisa Clínica do InRad –foi criada em 2005, na gestão do Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri, Professor Titular da Disciplina de Radiologia da FMUSP e é coordenado pela Profa. Dra. Claudia da Costa Leite.
O QUE NECESSITO PARA SUBMETER UM PROJETO DE PESQUISA NO INRAD?
É necessário a submissão do Projeto de Pesquisa em nosso Programa de Gerenciamento da Pesquisa -PGP com as seguintes informações: Título da Pesquisa, Resumo, Objetivo, casuísta, método, informar a (s) instituição (ões) associada (s) à pesquisa, o (s) Participante (s) com a respectiva função, o (s) Patrocinador (es), o “Projeto completo de Pesquisa” no formato PDF e o Tipo de Aquisição.
OBS: Quando selecionado o Tipo de Aquisição igual “Aquisição de Imagem” é necessário informar o Tipo de estudo e relacionar o (s) exame (s) de imagem desejado (s) com a respectiva quantidade.
COMO SABER SE O PROJETO DE PESQUISA FOI APROVADO E/OU REPROVADO PELO INRAD?
O Pesquisador poderá acessar o Programa de Gerenciamento da Pesquisa – PGP e acompanhar o status de evolução do fluxo de aprovação. Vale lembrar que o sistema envia um e-mal para o pesquisador sempre que houver alteração do status.
A primeira análise, após a submissão, é realizada pela Área Técnica correspondente ao Tipo de Aquisição que avalia a viabilidade do Projeto de Pesquisa e a Área Administra que avalia toda a documentação obrigatória concomitantemente.
QUAIS OS DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA PROJETO DE PESQUISA?
Para Projeto de Pesquisa envolvendo humanos
Para Projeto de Pesquisa envolvendo Animais
Para Projeto de Pesquisa que possuem fomento
Outros documentos
OBS: Poderá haver outros documentos obrigatórios que serão informados pela Área Administrativa através da ferramenta de follow-up disponível no sistema, nesse caso o Pesquisador recebe e-mail informando a necessidade. A primeira análise, após a submissão, é realizada pela Área Técnica correspondente ao Tipo de Aquisição que avalia a viabilidade do Projeto de Pesquisa e a Área Administra que avalia toda a documentação obrigatória concomitantemente.A primeira análise, após a submissão, é realizada pela Área Técnica correspondente ao Tipo de Aquisição que avalia a viabilidade do Projeto de Pesquisa e a Área Administra que avalia toda a documentação obrigatória concomitantemente.
LINKS IMPORTANTES
Plataforma Brasil
SGP- Sistema de Gestão de Pesquisa HCFMUSP
Roteiro para preparação de termo de consentimento livre e esclarecido
Roteiro para preparação de termo de consentimento livre e esclarecido(Versão Word))
Roteiro para preparação de termo de assentimento
Roteiro para preparação de termo de assentimento (Versão Word)
Roteiro para elaboração de carta resposta às pendências da CAPPesq
Roteiro para preparação de regulamento de biorrepositório
Formulário de encaminhamento de emendas / brochuras
Formulário para solicitação de avaliação antecipada
Termo para uso de dados do registro eletrônico de saúde
Formulário de Encaminhamento de Eventos Adversos
Carta Circular nº 13/2020-CONEP / SECNS / MS
QUANDO O PROJETO DE PESQUISA PODERÁ SER INICIADO NO INRAD?
O Projeto de Pesquisa será iniciado após a aprovação do Departamento do InRad, aprovação do comitê de ética e finalização de todas as pendências obrigatórias (documentos, entre outras).
Agendamento de exames (11) 2661-7058
Ouvidoria – 11 2661-7556
ouvidoria.inrad@hc.fm.usp.br
Endereço: Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 75