INRAD
Desde 1994 sendo excelência em ensino,pesquisa e atenção à saúde
QUEM SOMOS
O Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – InRad, vem desde a sua criação através do decreto nº 39.469, datado de 04 de novembro de 1994, cumprindo perante o Sistema HCFMUSP e a sociedade, sua missão de promover o conhecimento científico, por meio das atividades de ensino, pesquisa, formação e capacitação de recursos humanos, prestação de serviços de atenção à saúde e tratamento na área de diagnóstico por imagem e oncologia terapêutica.
O InRad tem como foco a qualidade do atendimento, e isso, demanda um contínuo investimento em infra-estrutura, aquisição de tecnologia de ponta, expansão dos seus serviços e, principalmente, a manutenção do seu capital intelectual, alinhado a um corpo de profissionais altamente qualificado.
Uma característica importante é o investimento em parcerias público-privadas, que permitem viabilizar projetos de vanguarda, como o Cíclotron, que é a primeira Unidade de Produção de Radiofármacos instalada em hospital público.
O InRad equipa o HCFMUSP com os mais modernos recursos diagnósticos e terapêuticos por imagem direcionados ao atendimento de pacientes ambulatoriais e internados nas modalidades de radiologia, medicina nuclear, radiologia intervencionista e radioterapia, tornando-se um centro de excelência e referência nacional e internacional.
Esse centro de excelência é composto por dois prédios. O principal abriga recursos ambulatoriais de radiologia convencional e intervencionista e de radioterapia. No prédio anexo fica o Centro de Medicina Nuclear (CMN), pioneiro no desenvolvimento de radiofármacos, produzidos pelo Cíclotron, para tratamento e pesquisa em oncologia e neurologia.
O InRad tem, ainda, o Centro de Diagnóstico por Imagem das Doenças da Mama (CEDIM) e o Núcleo Técnico-Científico de Diagnóstico por Imagem (NDI). Esse último implementou o sistema de armazenamento e distribuição digital de imagens, que dá acesso às informações para qualquer unidade do hospital e dispensou a impressão dos laudos e imagens dos exames.
Anualmente são realizados no Instituto cerca de 330 mil exames de diagnósticos de alta complexidade.
MISSÃO
Ser centro de excelência, coordenando o ensino, a pesquisa e a assistência, em diagnóstico e terapêutica por imagem nas unidades do Sistema HCFMUSP.
VISÃO
Ser reconhecido internacionalmente em pesquisa, ensino e formação de lideranças em diagnóstico e terapêutica por imagem, com pioneirismo tecnológico.
VALORES
Ética, Humanismo, Responsabilidade Social, Pluralismo, Pioneirismo e Compromisso Institucional.
ESTRUTURA
ADMINISTRATIVA E ACADÊMICA
O InRad-HCFMUSP é composto por um Conselho Diretor e uma Diretoria Executiva, que contam com uma estrutura de apoio composta pelos Serviços:
Enfermagem, Físico-Técnico, Tecnologia da Informação, Engenharia Clínica, Administrativo, Centro de Comunicação Institucional, Ouvidoria e Convênio e Particulares.
Para apoiar as atividades de ensino e pesquisa o Departamento de Radiologia conta com uma Biblioteca especializada em Radiologia e Medicina Nuclear, Secretarias de Graduação e Pós-Graduação, Centro de Pesquisa Clínica e Laboratórios de Investigação Médica em Oncologia Experimental, Medicina Nuclear e Ressonância Magnética em Neurorradiologia.
O INRAD TEM SUA
ESTRUTURA FORMADA POR
SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS DE PONTA
Em uma área construída de 10.300 m2, um robusto sistema PACS de comunicação e arquivamento de imagens, gerencia um fluxo de aproximadamente 470 mil procedimentos/ano.
O InRad reúne em suas áreas, cerca de 86 equipamentos com tecnologia de última geração, para a realização de exames e procedimentos de alta complexidade, das mais diversas doenças.
Para isso, conta também, com um organizado setor de engenharia, com equipes especializadas em Engenharia Clínica, Civil, Manutenção e Arquitetura, que participam ativamente do processo de renovação e modernização constante do parque de equipamentos e instalações, para garantir o alto nível de qualidade de imagem e, consequentemente, maior precisão diagnóstica.
NDI
NÚCLEO TÉCNICO CIENTÍFICO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
Foi criado em 2006 com aprovação do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP e tem por finalidade estabelecer a política institucional, com diretriz única, entre a Disciplina de Radiologia da FMUSP, o NDI e os CDI.
Dentre as atribuições do núcleo, destacam-se:
● Promover melhorias na qualidade da assistência, satisfazendo médicos e pacientes
● Otimizar os ativos, buscando melhores negociações e maiores retornos sobre os investimentos em máquinas e equipamentos;
● Alavancar a produção do conhecimento, propondo unificação de práticas entre as áreas, levando em consideração o conhecimento gerado pelos especialistas em diagnóstico de Imagem alocados nos institutos;
● Obter eficiência operacional, com eliminação de retrabalhos, segurança e confiabilidade dos dados do paciente (imagens e laudos médicos) e aumento dos índices de produtividade por equipamento.
COMPOSIÇÃO
Agendamento de exames (11) 2661-7058
Ouvidoria – 11 2661-7556
ouvidoria.inrad@hc.fm.usp.br
Endereço: Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 75